sábado, 30 de março de 2013

Documentos da ditadura estarão disponíveis na internet a partir de segunda

Follow momentodez on Twitter
Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, (Deops), órgão de repressão do país no período da ditadura, poderão ser acessados na internet a partir da próxima segunda-feira (1º). Ao todo, cerca de 1 milhão de páginas de documentação foram digitalizadas.
O trabalho é resultado da parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
De acordo com o Ministério da Justiça, as informações, além de serem um importante registro histórico, poderão facilitar o trabalho de reparação feito pela Comissão de Anistia, uma vez que poderão ser usadas como ferramenta para que perseguidos políticos consigam comprovar parte das agressões sofridas.
A digitalização dos documentos foi feita em dois anos e deve continuar até 2014. Para a realização do trabalho, a Comissão de Anistia transferiu mais de R$ 400 mil à Associação de Amigos do Arquivo. Em dezembro de 2012, o Ministério da Justiça autorizou novo repasse, de mais R$ 370 mil, para digitalização de outros acervos.
A cerimônia de lançamento do portal na internet está marcada para a próxima segunda-feira, as 10h30, no Arquivo Nacional de São Paulo.
 
Edição: Juliana Andrade
 Fonte Agência Brasil

Regulamentação da PEC das Domésticas pode sair em 90 dias

Follow momentodez on Twitter    O ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse hoje (28) que a regulamentação de dispositivos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas ocorrerá em até 90 dias. A PEC, que estende aos empregados domésticos todos os direitos dos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), deve ser promulgada em lei na próxima terça-feira (2).
Algumas regras entram em vigor imediatamente, como o pagamento de hora extra e jornada de trabalho com 44 horas semanais. Outros pontos da PEC, no entanto, não têm vigência automática e precisam de regulamentação, que irá definir como deverão ser aplicados. Entre eles, demissão por justa causa e o pagamento do seguro-desemprego.
A comissão que constituímos [para analisar os pontos que precisam ser regulamentados] assumiu o compromisso de, em 90 dias, oferecer a proposta e regulamentação, disse o ministro.
O ministro não informou oficialmente, mas disse que dentro do governo está em estudo desonerações para diminuir o impacto dos encargos para os patrões. Há notícias, não tenho conhecimento oficial, que setores do governo estão discutindo essa possibilidade, adiantou.
Para Dias, não deve haver demissões no setor em virtude da nova lei. Não acreditamos em dispensa, porque grande parte já recebe salários compatíveis à nova lei. As pessoas vão procurar se adequar e a nova lei não implicará em aumento excessivo de custos. Na avaliação do ministro, a relação de proximidade entre patrões e empregados deve facilitar também a negociação. Está havendo muita desinformação. Quem paga de maneira correta pouco alterará. Vamos imprimir livretos para orientar as trabalhadoras e patrões, informou o ministro.
Atualmente, há mais de 7 milhões de empregados domésticos no país. Apenas um em cada sete tem carteira assinada no país, cerca de 1 milhão, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

FONTE: Agência Brasil

sexta-feira, 29 de março de 2013

Precisamos de material humano

Follow momentodez on Twitter "Não habitarei em prédio de madeira nem de concreto, corte uma madeira , ali estarei, levante uma pedra e me encontrará, quem entender estas palavras não perecerá."
Assim é uma igreja sem fiéis, apenas um prédio, sem Cristo nada somos.
Um prédio novo, não muda a situação da saúde em Sarandi, somente mudou o problema de endereço. 
O problema continua, e bem mais grave.
Precisa-se de médicos e remédios e não de prédio,  até em uma barraca montada em qualquer esquina pode-se realizar um bom atendimento, basta ter os profissionais.
Estamos presenciando as obras do Hospital Municipal de Sarandi, será que seu término esta próximo? Ou será que vai perdurar por tres anos e ser inaugurado na próxima eleição?
Se acontecer a inauguração tão esperada pelo povo carente, vamos ter médicos?
Ou será mais um caso identico ao da UPA .
Só o prédio não resolve o problema, precisamos de material humano disponivel

Polícia encontra corpo de adolescente

Follow momentodez on Twitter 
Polícia encontra corpo de adolescente em córrego em Maringá

Hospital Municipal, é viável?

Follow momentodez on Twitter   37 

Ministra diz que PEC das domésticas não provocará desemprego

Follow momentodez on Twitter  
Yara Aquino*
Repórter da Agência Brasil , Brasília 
Ex-empregada doméstica, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Miranda Arantes não espera aumento significativo no número de ações judiciais envolvendo empregados domésticos e patrões, após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta os direitos trabalhistas dos empregados domésticos. A PEC foi aprovada ontem (26) em segundo turno, no Senado, e deve ser promulgada no dia 2 de abril.
Na avaliação da ministra, trabalhador e empregador encontrarão formas de acordar as novas rotinas de trabalho e podem construir alternativas como adotar o uso da folha de ponto e estabelecer um contrato escrito.
Não acredito que haja um aumento relevante de ações na Justiça. Não há motivo para muito alarde porque, na realidade, não estão sendo criadas muitas obrigações e exigências, disse em entrevista à TV Brasil.
Apesar da ampliação de diretos para os empregados domésticos aumentar os custos de contratação para os empregadores, Delaíde Arantes não acredita em desemprego e avalia que os trabalhadores domésticos que tiverem melhor preparo encontrarão novos postos no mercado de trabalho.

Não acredito em desemprego em massa. Estamos vivendo um momento de crescimento da economia e praticamente de pleno emprego. Creio que o mercado vá passar por uma adequação, uma pessoa que tenha três empregadas domésticas pode fazer a conta e ver só pode ter uma ou duas. Para quem tem um preparo maior, o próprio mercado vai absorver, explicou.
A ministra do TST destaca que é importante que as novas regras sejam acompanhadas por políticas públicas voltadas aos empregados domésticos como creches e programas de aquisição da casa própria.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Distrito Federal, Antônio Barros, também acredita que a aprovação da PEC não vai gerar um número elevado de demissões. Segundo ele, muitos trabalhadores que estão na informalidade irão buscar seus direitos, o que aumentará a quantidade dos empregados com carteira assinada.
Todas as mudanças [introduzidas pela PEC] serão conversadas entre empregado e empregador. As relações não poderão ser como antes, em que uma pessoa trabalhava 12, 13 horas por dia, disse Barros.
Para ele, a fiscalização das horas trabalhadas e do cumprimento dos direitos estabelecidos deverá ser feita em comum acordo por exemplo, com o uso de folhas de ponto para controlar horas extras. Caso haja algum tipo de desavença, a questão deve ser levada à Justiça trabalhista.
Após a promulgação da PEC, prevista para o dia 2 de abril, passam a valer direitos como a jornada máxima de trabalho estabelecida em oito horas diárias e 44 horas semanais para os empregados que trabalham em domicílios como faxineiras, jardineiros, motoristas, cozinheiras e babás. No caso de o serviço se prolongar fica previsto o pagamento de horas extras e de adicional noturno se o trabalho ocorrer após as 22h.
Ainda dependem de regulamentação itens como o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS), indenização em caso de demissão sem justa causa, salário-família e seguro-desemprego.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que se empenhou pela aprovação da PEC, disse que há interesse do Legislativo e do Executivo em acelerar as regulamentações necessárias. Há vontade do Legislativo para acelerar o processo e empenho de ministérios como os da Previdência, Fazenda, Trabalho, Casa Civil e a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

* Colaborou Carolina Sarres
Edição: Beto Coura
Agência Brasil

quinta-feira, 28 de março de 2013

Obras na BR 376

Follow momentodez on Twitter  36 m
BR-376, km 681 (divisa PR/SC) - Obras deixam o trânsito lento no local.
Exatamente as 19:30 horas .

A incerteza toma conta.

Follow momentodez on Twitter Estamos vivendo mesmo a insegurança de não ter sustentação na saúde pública.
Jair Carneiro negou ter pedido exoneração e continua secretario da saúde, porém, novo diretor da UPA deve se instalar e já de imediato tentar sanar as emergencias principais.
Me pergunto!
O que precisa para resolver este caos que se instalou na saúde em Sarandi?
Semana que vem com certeza teremos mais novidades a respeito desta natureza de problema e de outros tambem, esperemos para ver.

Caos instalado

Follow momentodez on Twitter Secretario da saúde de Sarandi (Jair Carneiro) pede exoneração.
                 A UPA pede socorro.
                Veja mais aqui. Blog do Mochi

quarta-feira, 27 de março de 2013

Exoneração. A pedido

Follow momentodez on Twitter  Não sabemos o que ocorre, mas algum fato ocorreu e nosso amigo Bruno de Abreu, pediu sua exoneração. Após esta postagem que reedito aqui, creio que Bruno não está contente com algo na  administração. 
Veja a postagem do blog do Bruno de Abreu e tire suas conlcusões.

" Recado a um politico de Sarandi
Tem um político de primeiro escalão em Sarandi que começou a andar pra traz, foram só alguns dias no poder mais alto que ele já começou a ficar diferente, ai vai um recado a ele, é melhor você começar a guiar seu caminho pro lado certo porque se não você vai ter uma grande decepção daqui a 4 anos, meu recado ta dado e não mecha comigo porque você não me conhece."

segunda-feira, 25 de março de 2013

A UPA DE SARANDI PEDE SOCORRO

Follow momentodez on Twitter   Veja mais sobre Sarandi aqui. / blog do mochi

Recebi hoje(24) diversos telefonemas de pacientes, INCLUSIVE A POUCAS HORAS que relataram que a UPA está sem médico. 
Pessoas com febre alta e precisando serem diagnosticadas por profissionais não foram atendidas A tarde mais de 30 pessoas ficaram sem atendimenhto. 
As abenegadas enfermeiras fazem o que pode.Uma pessoa sugeriu que a enfermeira- chefe chamasse a policia e fizesse uma ocorrencia.
 Me parece que o SAMU de Maringá não tem autorização para levar pacientes para Maringá.
O prefeito Luis carlos Aguioar tem que tomar uma providencia urgente sob pena de já ficar "queimado" no inicio de sua administração, tem que mexer urgente porque com a saúde do povo não se brinca. (Texto: Blog do Hilário Gomes, foto: BM)
***Isso é uma vergonha gente... Alô Caneiro!!! Sai do buraco e faz alguma coisa...

Alô prefeito Aguiar... o que o Dr está esperando pra trocar esse secretário de saúde? Ta esperando morrer pessoas? Pelo amor de deus, começe a trocar esse secretariado e mais alguns bananas que não tem competência.

Antes que eu me esqueça de perguntar, VEREADORES! O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO PELA SAÚDE? JÁ SEI! NADA!
A PARTIR DE HOJE O BICHO VAI PEGAR AQUI, DOA A QUEM DOER
O PAU VAI CAIR A FOLHA COM NOME E SOBRE NOME.

sábado, 16 de março de 2013

Aguardando sentença

Follow momentodez on Twitter  Está complicada a situação...
. O que fazer.?
Nada a fazer! Só aguardar.

Vergonha municipal

Follow momentodez on Twitter O que  mais deixa o eleitor descrente de tudo após as eleições, são as promessas. Dificil é acreditar em promessa de defunto que já foi velado....Salve as almas

blog denuncia viagem com diárias

O blog do Alfredo Perez está denunciando que vereador e CCS viajaram  para o Pantanal e que possivelmente as despesas poderão aoarecer como diárias. O vereador ou vereadores e CCS, deixaram a cidade na quinta feira a noite. Com certeza um pouco mais de um mês de "trabalho" forçado na Câmara Municipal, deixou o vereador precisando de um descanso

sexta-feira, 15 de março de 2013

Nobres edis indo para o pantanal, com diárias!

Tem um nobre edil daqui de Sarandi que adora ir para o Pantanal Pescar, e quando vai leva alguns CCS. E neste final de Semana ele partiu para lá e levou os CCS.
Pescar sabe lá se vai, mais segundo informações de fontes seguras que irão pegar Diárias. É a farra do dinheiro Público, pois o povo precisar se mexer o mais rápido possível, pois o abuso do dinheiro publico, que seria para educação, saúde, infraestrutura  etc, estão servindo para esses vereadores fazer farra. Em breve mais informações.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Só vice na área

Follow momentodez on Twitter   Como entender o que está acontecendo em Sarandi?
Alguns nomeados afirmam que de Paula volta, quase  todos os vereadores exceto uma minoria, estão torcendo para que o prefeito afastado volte o mais breve possivel, pois devem existir alianças.
Já o que vemos do outro lado deste emblóglio é o prefeito afastado por causa da OPERAÇAO QUADRO NEGRO, cada vez mais distante de seu lugar conquistado com a maioria dos votos de Sarandi.
Sarandi está sofrendo da sindrôme do vice, provavelmente, pois em duas gestões, quem governa é o vice.Lembrando que De Paula está temporariamente  afastado,  não foi cassado, mas quem está no poder é Luiz Aguiar, o vice, que está indo muito bem.
Segundo informações, o edil Rafael, vai buscar esclareciementos junto ao GAECO  para que se informe o real motivo do afastamento do prefeito de suas funções.
Nos próximos dias com certeza teremos mais novidades a repeito deste caso.
Enquanto isso, Aguiar vai administrando Sarandi e somando apoios.

Airton Camargo

sábado, 9 de março de 2013

Enquanto isso em Sarandi...

Follow momentodez on Twitter  "Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos." Raul Seixas

VEREADOR DO POVÃO DA UMA DE ZÉ MANÉ


Tem um tal de vereador do povão aqui na cidade que se faz de ZÉ MANÉ, que de mané ele não tem nada. 
Agora ta se fazendo de coitadinho dizendo que não sabe de nada, e nem o que estaria acontecendo aqui na cidade. 
Segundo o vereador do povão, ele irá procurar o GAECO para saber o porque seu patrãozinho foi afastado. 
Será que também o nobre POVÃO não sabe porque o prof. Manoel da educação foi preso pelo GAECO
O esquema seu ai na câmara é grande em vereador, agora até de HAILUX o senhor está andando, será que as diárias gordas da câmara gastas pelo senhor já deu para comprar o seu carrão de luxo, ou veio de algum outro esquema seu com o prefeito. 
Corta essa vereador do povão, aqui na cidade não tem trocha não, Segundo informações o senhor estaria tapando o sol com a peneira de uma sentença não favorável para alguns políticos que tramitava na justiça inclusive o senhor, não é nobre vereador do povão.
Até onde tudo é verdade não sabemos, mas o buchicho aqui na cidade é grande. 
Ai quero só ver a explicação que o vereador do povão vai dar para a população de Sarandi
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

:: I Curso de Culinaria Indiana Vegetariana ::

Follow momentodez on Twitter   Dia 10  de marco, domingo das 17h00 as 20h30 Com Nihar Sarkar                            

A culinaria indiana vegetariana se utiliza de uma variedade de legumes, verduras, frutas, graos e cereais, combinando sabor, saude e vitalidade na sua composicao. Seu objetivo e de promover a saude e harmonizar o corpo e a mente.
Esse curso abrange receitas da culinaria indiana, especialmente adaptada para os brasileiros, com ingredientes conhecidos e facilmente encontrados por aqui.
Um curso voltado para iniciantes e amantes da culinaria vegetariana, para o aprendizado de pratos vegetarianos cheios de sabor, utilizando as especiarias indianas: como raizes, sementes, cascas e ervas. Transformando o ato de cozinhar e se alimentar em um gesto de amor e consciencia.
Aprenda cardapios com temperos exoticos, fortes e saborosos. Ideal para quem quer ingressar em uma novo sistema de alimentacao sem carne.  

Ministrante
Nihar Sarkar: Indiano, natural da Bengala, regiao famosa por seus doces tradicionais, cresceu aprendendo a cozinhar a culinaria tradicional da India com sua mae. Na India, alem do treinamento em yoga, estudou sobre plantas medicinais, tratamentos naturais e alimentacao vegetariana. Durante anos, viajou pelo sudeste asiatico, como professor de yoga, ministrando palestras e cursos, onde aprendeu tambem sobre a culinaria asiatica.  Atualmente mora no Brasil ha 10 anos e e professor de Formacao de Instrutores de Yoga, organizador e viagens culturais a India e outros paises da Asia. Coordena o projeto Anandam e divulga a alimentacao vegetariana atraves de jantares, palestras e cursos.
home_01Programa do Curso:   
  • 1 - Introducao a alimentacao lacto-vegetariana
  • 2 - Introducao aos principais temperos utilizados na culinaria indiana, seus usos e propriedades: canela, cravo, cardamomo, cominho, acafrao, coentro, pimenta,  gengibre...
  • 3 - Preparo de massalas: combinacao dos temperos e principais formas de uso nas receitas indianas.
  • 4 - Preparo das receitas.                                                                 
  • 5 - Compartilhamento e degustacao dos pratos
  • 6 - Tira-duvidas e dicas para uma alimentacao saudavel
kheerAs Receitas do curso:
.         1.Pulao: (arroz colorido e temperado)
.         2.Shahi Panir: (Queijo fresco preparado  com molho)
.         3.Sabji massala   (legumes variados temperados )
.         4.Chatni   (abacaxi ao molho de tomate agridoce)
.         5.Dahl: (tradicional prato indiano com ervilha temperada)
.         6.Khir:      (Arroz doce temperado)
.         7.Lassi : (Bebida tradicional a base de iogurte e polpa de fruta).

paneer

Todos os pratos sao praticos e faceis de fazer, nao exigindo grande experiencia na cozinha.
Os ingredientes utilizados podem ser facilmente encontrados em mercados e lojas especializadas na cidade.




  Data e hora:
O curso sera realizado no dia 10 de marco, domingo 17:00h as 20:30h.

Investimento:
Para participar e necessaria a inscricao com antecedencia. O valor do curso e de R$75,00* antecipado ate dia 28 de fev e R$90,00 apos essa data.
* desconto especial para os participantes dos cursos no Arcano XIX
* Esse valor inclui material didatico e degustacao
* As imagens sao meramente ilustrativas
* O curso tem vagas limitadas, portando o nao comparecimento nao dara direito a restituicao de valor.

Inscricoes e Local de Realizacao:

Espaco Terapeutico :: Astrologia ::  Cursos e Formacoes
As inscricoes podem ser feitas no local ou solicite os dados bancarios para deposito eletronico.
Para isso e necessario confirmar vagas e informar os dados por e-mail ou pelos telefones abaixo:
Rua Alcebiades Plaisant,  198  -  Agua Verde - Curitiba/PR
Fones: (41) 3243-9119  e  (41) 8502-1119 e (41) 8519-1119
Visite nosso site em  www.arcano19.com.br

Realizacao:

AnandamB.jpg

Anandam:: Yoga e Cultura
www.anandam.pro.br                                                           

Inscrições abertas para o 2º Encontro de Blogueiros do Paraná; evento acontecerá no Memorial de Curitiba

Follow momentodez on Twitter  Estão abertas as inscrições para o II Encontro de Blogs, Redes Sociais e Cultura Digital do Paraná, que acontece de 12 a 14 de abril. O evento é aberto a qualquer cidadão que tenha interesse nos temas relacionados ao encontro..


Uma parceria foi fechada entre a Comissão Organizadora do 2º Paraná Blogs e a Fundação Cultural de Curitiba para que o evento aconteça  no coração da capital paranaense, mais precisamente no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico da capital paranaense. A FCC cederá o Auditório Londrina, que tem capacidade para 140 pessoas, para a realização dos debates e palestras.

Nos três dias de encontro o local se transformará em um espaço para a discussão de temas relacionados à liberdade de expressão, internet e cidadania. O evento pretende reunir blogueiros, jornalistas, ativistas digitais, comunicadores populares e os cidadãos em geral.

As inscrições custam R$ 20 e os primeiros quarenta inscritos que necessitarem de hospedagem contarão com a hospedagem solidária da APP.

Mais informações estão disponíveis na página oficial do evento www.blogoosfero.cc/paranablogs

Memorial
Inaugurado em 15 de agosto de 1996, o Memorial de Curitiba é um centro de referências sobre a história de Curitiba, além de abrigar o acervo histórico-cultural da capital paranaense. O espaço também é utilizado para exposições, apresentações cênicas e musicais. Possui três salões (Salão Paranaguá, Salão Paraná e Salão Brasil) e um mezanino na Praça do Iguaçu.

O Memorial de Curitiba ainda conta com o Auditório Londrina. Na área da Praça do Iguaçu existe um pequeno palco que recebe apresentações artísticas e abriga eventos da prefeitura. O Salão Brasil dispõe de um mirante com varanda e terraço. Entre as obras da exposição estão painéis,esculturas e outros objetos de arte, além dos altares da Primeira Matriz de Curitiba, datados de 1780.


Foto: Blog Curitiba Paraná

Curi quer criar a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher

Follow momentodez on Twitter   Os altos índices de violência doméstica contra a mulher estão preocupando o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB). O parlamentar apresentou esta semana, que antecede o Dia Internacional da Mulher, uma indicação ao governador Beto Richa (PSDB), sugerindo a implantação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher.


A intenção, segundo Curi, é criar estruturas semelhantes às patrulhas já implantadas nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, garantindo a redução deste tipo de crime. “Nossa proposta quer combater os casos em que maridos, companheiros, filhos, pais e demais parentes, praticam violência contra as mulheres dentro de casa”, frisou.

A criação da patrulha, afirma o deputado, está embasada na lei 11.340/2006, conhecida como a Lei Maria da Penha. “A indicação busca não somente a quebra do ciclo de violência sofrido por estas mulheres, mas também a recuperação da autoestima e dignidade, além da independência financeira para estas vítimas”, frisou.

Contexto
A implantação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher, adianta o deputado, será executada pela Polícia Militar. “A Polícia Militar pode atuar em conjunto com os outros órgãos de segurança e reduzir a violência contra a mulher”.

O Brasil é o sétimo país no mundo em número de homicídios de mulheres. De 1980 a 2010, foram assassinadas 92 mil, quase metade dos casos (41%) dentro da própria residência, segundo o Mapa da Violência contra a Mulher do Instituto Sangari.

Dia Internacional da Mulher
No próximo 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que teve origem em 1917, nas manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho.

A data passou a ser comemorada nos países em dias diferentes até 1977, quando a ONU definiu o 8 de março em homenagem as 129 operárias que morreram queimadas em 1857, presas dentro da tecelagem onde trabalhavam perto de Nova Iorque.
Foto legenda (alexandre curi0603)
Deputado Alexandre Curi está preocupado com os altos índices de violência contra a mulher no Estado
Foto: Sandro Nascimento/Alep

Assembleia Legislativa do Paraná Liderança do PMDB
Deputado Teruo Kato
Ronildo Pimentel / Olir Pivatto
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9819-4489

terça-feira, 5 de março de 2013

É RUIM OU PODE PIORAR?

Follow momentodez on Twitter   Ivanda Tonsic
Leiam este recorte do texto:É RUIM OU PODE PIORAR?
Aílton Machado vociferou munido de seu microfone contra liberdade de expressão, um direito constitucional. Sugeriu que a câmara deve se posicionar punindo no que for cabível quem ousar se manifestar contra o prefeito e a autoridade dos nobres vereadores. Disparates foram exclamados em tom de ditadura, clamando pela opressão da liberdade de expressão, chegando a pedir indiretamente aos vereadores a possível punição, por exemplo, dos padres por terem escrito a referida carta. Entre discursos demagogos em tom eleitoreiro e devaneios egocêntricos destacou que não é por ser uma pessoa pública que as pessoas podem falar o que quiserem dele, e disse ainda que é uma autoridade e que tem que ser respeitado por isso. Mal sabe ele a diferença entre autoridade e autoritarismo.
 
Via face book

11 Fatos que o sarandiense precisa saber sobre a situação politica de nossa cidade

Follow momentodez on Twitter
                                                                                                                                                               1. O prefeito eleito e empossado em 1° de Janeiro de 2013, Carlos de Paula (PDT), com  menos de   um mês de governo assistiu o seu secretario da Educação, 
professor Manuel (PPS) partido do prefeito em exercício Lus Aguiar, ser preso pelo GAECO, acusado de desvio de dinheiro público.

2. No dia 25 de janeiro a polícia pediu a prisão de ambos, e imediatamente eles foram afastados dos cargos que ocupam na prefeitura.

3. Carlos de Paula responde a quatro processos criminais no tribunal de justiça e mais esse do GAECO. Responde a outros processos e denúncias, tais como: contratação do hospital falido em Santa Fé para benefícios particulares, superfaturamento de pãezinhos, panetones e merenda escolar, irregularidades na construção da Upa, irregularidades no repasse de casas populares (conjunto Mauá), e deixou de pagar 16 meses de água e sua água não foi cortada.

4. O prefeito em Exercício, Luiz Aguiar (PPS), do mesmo partido do professor Manuel, tem sido nos últimos anos o braço direito do De Paula e governa sob 
suas orientações. Sabe-se que Carlos de Paula contrariando a lei, mesmo afastado continua ocupando a prefeitura.

5. Os vereadores de Sarandi, aliados de Aguiar e De Paula, nada fizeram para que as investigações avançassem e para que os culpados fossem punidos. 
Os vereadores, aqueles que deveriam fiscalizar e defender o povo parece cumprir as ordens do prefeito afastado.

6. Vereadores não aprovam CPI- comissão processante para investigar Carlos de Paula, mas aprovaram reajuste salarial dos cargos comissionados e o custeio de diárias (verba destinada a pagar despesas de viagens) para todos os secretários municipais e para a o vice-prefeito, votando, portanto, contra a vontade popular. Votaram contra a realização de exame de anemia para os estudantes das escolas municipais de Sarandi e zombam da população ao não escutar a sua voz.

7. A grande mídia, quem deveria informar a população, também se mantém calada. Devido os gastos com imprensa e (propagandas)  que o prefeito paga com  nossos impostos! que os habitantes de Sarandi precisam saber.

8. Enquanto isso as chuvas de fevereiro arrasaram a cidade. O asfalto que foi feito apenas para ganhar a eleição já foi pro brejo. O número de assassinatos em Sarandi cresce a cada dia. As escolas estão sucateadas, os professores ganham muito mal e os alunos não recebem a educação que precisam. O que resta, assim, para nossas crianças é a vagar pelas ruas à mercê do crime, da violência e das drogas. A saúde é horrorosa, pois faltam médicos, funcionários e remédios para a população.

9. Carlos de Paula paga ótimos advogados, com um dinheiro que não sabemos a procedência. Mesmo assim o recurso para suspensão do seu afastamento foi negado em Curitiba. Pode recorrer em Brasília, mas corre o risco de ser cassado. Caso cassado assume o Vice Aguiar que ninguém elegeu como prefeito.

10.  Existe uma suspeita de compra de votos por parte de vereadores de Sarandi que podem ter o mandato cassado. Caso isso aconteça, outros vereadores suplentes podem assumir.

11.  Os trabalhadores sarandiense precisam Apoiar as lutas populares, por Saúde, Educação e infraestrutura,  acompanhar as sessões na Câmara, exigir Comissão Processante pelos vereadores e punição dos culpados. Exigir também NOVAS ELEIÇÕES municipais uma limpeza  na prefeitura e na câmara dos vereadores com pessoas que representem os interesse dos sarandienses.

                   Movimento em defesa dos serviços públicos!

 Fonte - http://cdhsarandi.blogspot.com.br/

segunda-feira, 4 de março de 2013

Por uma Sarandi cidadã.

Follow momentodez on Twitter      Bom dia povo de Deus! Carta da IGREJA CATÓLICA DE SARANDI, analisando o atual momento político, que vive nossa cidade!

Por uma Sarandi cidadã.

“Não é miserável a república onde há delitos, se não onde falta o castigo deles.” (Pe Vieira)“Não é miserável a república onde há delitos, se não onde falta o castigo deles.” (Pe Vieira)

Na aparente indiferença e não entendimento do porquê o afastamento do Prefeito e Secretário de educação esconde-se uma preocupação de nossa cidade com a situação política que estamos passando ao sofrer na pele a situação da saúde e infraestrutura, entre outros, gerando uma sensação de abandono e insegurança sem saber a quem recorrer.

Como padres da Igreja Católica de Sarandi, conscientes que, “para a Igreja, a fé deve ordenar toda vida do homem e todas as suas atividades, também no que se refere à ordem política”(Doc. CNBB – Exigências cristãs de uma ordem política, n.4) , queremos oferecer nossa reflexão e contribuição, por certo limitada, porém necessária na atual conjuntura política da cidade. Não estamos aqui com o “dedo em riste”, para dizer ou apontar se houve ou não delito. Mesmo porque as investigações e apurações não foram concluídas pelo Ministério Público do Paraná. Todavia, não podemos admitir que a segunda maior cidade da região metropolitana de Maringá continue à “deriva”, sustentando dois prefeitos indefinidamente, sem saber “quem é quem”. Ainda que tudo esteja legitimado e respaldado constitucionalmente.

Perguntamos onde está a Câmara de vereadores? Não é ela a “fiel” representante do povo, para fiscalizar, cobrar e esclarecer aos cidadãos e cidadãs sarandiense o ocorrido? No entanto, o que assistimos? Uma sessão relâmpago na abertura do ano legislativo, com duração que não passou de cinco minutos com leitura da bíblia e a aprovação de três requerimentos. Não bastasse isso, rejeitaram um pedido de abertura de investigação e fecharam o mês com “chave de ouro”, aprovando diárias para chefe de gabinete, procurador jurídico, secretários e vice-prefeito.

Acreditamos, também, que a imprensa local e regional, concessões estas “públicas”, informem sem esconder, distorcer ou manipular as verdades dos fatos, contribuindo assim para que os cidadãos e cidadãs sarandienses possam acompanhar e participar ativamente da vida política de nossa cidade.

Conclamamos a população em acompanhar, atentamente, os fatos acontecidos e cobrar dos representantes eleitos as devidas explicações e punições, se houve delito.

Com o desejo de ajudar Sarandi a participar construtivamente do processo democrático,




 
































Padre Luiz Azevedo Azevedo
-Paróquia São Paulo Apostolo

 

Pe José Aparecido de Mirando
– Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus

 

Pe Décio Valdevino Marques
- Paróquia Nossa Senhora da Esperança

 

Pe Ivaldir Camaroti do Reis
– Paróquia Nossa Senhora das Graças

domingo, 3 de março de 2013

Medicina Respiratória Pediátrica do HC ganhou novas instalações

Follow momentodez on Twitter          O deputado federal João Arruda participou, na manhã desta sexta-feira (1º de março), da inauguração das novas instalações do Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Os investimentos em saúde são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o deputado.
    A estrutura, denominada Unidade de Alergia, Imunologia e Pneumologia do HC, está instalada atrás do HC, no centro de Curitiba e recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão. As obras, iniciadas após a aquisição do imóvel autorizada pelo ex-governador Roberto Requião, demoraram seis anos para ficarem concluídas.
    A reforma do local só foi possível graças aos recursos do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), autorizados no último ano da gestão de Lúcia Arruda, em 2010. A aquisição de móveis e equipamentos é resultado do trabalho da Associação de Amigos do HC, com apoio da Volvo.
Arte da transformação
“A política é a arte de transformação e ajudar nesta transformação é uma obrigação de todos nós”, disse João Arruda. O deputado destacou a iniciativa da empresa Volvo, “que é um exemplo. Meu mandato está à disposição da UFPR e do HC para dar continuidade a este trabalho que começou com minha mãe no Provopar e o ex-governador e hoje senador Requião”, completou.
Parcerias
A ex-presidente do Provopar, Lúcia Arruda, lembrou ações junto ao HC. “Mas esta casa é especial. Foi um parto difícil e doloroso, que durou mais de seis anos, mas hoje estamos vendo o filho nascer”, disse. “Se fosse ter um nome esta casa se chamaria vitória”, concluiu.
    A estrutura vai abrigar o primeiro centro de pesquisas sobre conjuntivite alérgica do Brasil, informou o chefe do Serviço de Doenças Respiratórias Pediátricas do HC, Nelson Augusto Rosário Filho. “Em média, o HC atende 450 crianças por mês com asma decorrente de problemas respiratórios”, disse.
Contexto
“Esta casa foi um parto prolongado, mas saiu a contento”, frisou Rosário Filho. Ele relembrou que o projeto chegou ao ex-governador por obra do ex-secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, mais tarde até Lúcia Arruda.
    “Agora teremos um centro de pesquisa pediátrica de doenças respiratórias”, informou o chefe do Serviço de Doenças Respiratórias Pediátricas do HC. E completou: “Só se consegue se desenvolver se há pesquisas”, completou.
Alegria da vitória
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, agradeceu o apoio recebido da sociedade e lideranças políticas do Paraná para a instalação da unidade. “É sempre uma alegria participar destes momentos de vitória”, concluiu.
    Participaram ainda da solenidade o presidente da Associação de Amigos do HC, José Toaldo Filho, o secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, a diretora do HC, Heda Amarante, a diretora do Departamento de Saúde do HC, Claudete Regiane, o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, médicos e estudantes de medicina.

Medicina Respiratória Pediátrica do HC começou em 1980

O Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica do HC iniciou suas atividades em 1980, e já formou 50 especialistas. Como centro de pesquisas, o Serviço tem parceria ativa com a Unibrasil, Unifesp, USP São Paulo, USP Ribeirão Preto e com pesquisadores internacionais, vindos da Itália, Estados Unidos e Áustria.
    “Teses de doutorado e dissertações de mestrado foram desenvolvidas neste Serviço”, conta o médico e alergologista Nelson Augusto Rosário Filho, que é chefe do Serviço. Junto com a pesquisa clínica, disse, isso trouxe recursos para a Universidade e contribuiu para a formação de jovens médicos e pesquisadores.
     “Estes fatos colocaram o Departamento de Pediatria, o Hospital de Clínicas e a Universidade Federal do Paraná no mapa do mundo acadêmico da área de doenças respiratórias.” Os resultados das pesquisas são apresentados em eventos nacionais e internacionais.
   “Ex-alunos já estagiaram em centros como os de Portugal, Itália, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra”, concluiu. (Box com informações da assessoria do HC)


                                             Foto legenda 1 (pedriatria respiratorias0103)
Deputado João Arruda fala durante a inauguração da Unidade de Alergia, Imunologia e Pneumologia do HC



                                              Foto legenda 2 (pedriatria respiratorias0103a)
Autoridades descerram as placas inaugurais da nova unidade do Hospital de Clínicas da UFPR

Fotos: André Rodrigues


Deputado Federal João Arruda  
Assessoria de Imprensa (41) 3078-5633  www.twitter.com/joao_arruda
joao_arruda@yahoo.com www.joaoarruda.com.br